terça-feira, 7 de março de 2017

Os 10 mandamentos do Funcionário Púbico

Hello darlings, 

Como têm todos passado neste meu período de férias/ baixa/ licença sem vencimento?
Parecendo que não, já passou um ano.
O tempo é uma coisa estupendaça! Nem dei por ele.

Depois de muito puxarem pelo livro de reclamações, seus malandros, lá decidi voltar e partilhar convosco alguns momentos desta vida de FP. 
Talvez venha empenada mas a idade também já não ajuda e o ócio que se me trepou pelos ossos também não.
Mas tinha aqui um documento de extrema importância que ainda não tinha tido o prazer de partilhar convosco que, estou em crer, é de uma utilidade fora de série para quem é FP e para quem não é. Porque, meus queridos, ir a uma repartição de finanças na posse destes conhecimentos trará luz às vossas mentes e passarão a compreender toda a dinâmica dos FP's. Vão ver como é uma linda família desavinda em véspera de Natal. Um sonho.
Depois não digam que não faço verdadeiro serviço público.


10 Mandamentos do FP:

1º - O Funcionário Púbico deve estar preparado para receber os ódios de toda a nação que jamais ripostará;

2º - O Funcionário Púbico nunca sorri. Sorrir é sinal de boa-disposição. E que razão pode ter um FP para estar bem-disposto? "Está a gozar, comigo é???"

3º - O Funcionário Púbico tem patrão mas não tem, ou seja, tem patrão mas não o conhece, ou melhor, tem patrão mas o patrão é que não o conhece a ele, ou... bem... o Funcionário Púbico trabalha em autogestão;

4º - O Funcionário Púbico nunca aceitará elogios, porque isso nunca pode ser sinónimo de reconhecimento do bom serviço prestado, isso é sinónimo de favores, luvinhas, vantagens, intrujices, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influências, chantagem...

5º - O Funcionário Púbico não é competitivo e não quer subir na carreira. Assim-como-assim, a avaliação no final do ano é sempre "suficiente" e as progressões na carreira estão congeladas, por isso, para quê suar as estopinhas?;

6º - O Funcionário Púbico não tem problemas, nem vida pessoal, não sai à rua, não tem família, não tem amigos (que isso dos amigos na Função Pública tem outro nome). Terá de viver exclusivamente para o trabalho;

7º - O Funcionário Púbico não tem rosto, nunca chega a horas, nunca atende o telefone, nunca está disponível. É um Deus!;

8º - O Funcionário Púbico, nunca cobiça o cargo e o vencimento alheio. Os colegas com formação superior nunca são invejados e os chefes são adorados por todos (mas só naquela parte do dinheiro, o trabalho e as responsabilidades, fiquem com eles);

9º - Os Funcionários Púbicos não podem comunicar entre si. Perguntar a outros como se faz determinada tarefa, jamais! É sinal de fraqueza e de que não nascemos ensinados.

10º - O Funcionário Púbico só tem direitos e regalias (eu sei que estavam todos a clamar por esta, meus c'ridos).






E eu até estou em crer que dava para escrever uma bíblia dos FP's.
Alguém tem sugestões? Nas grutas onde trabalham existem regras daquelas, mesmo, mesmo, inquebráveis?
Contem-me tudo.
Já sabem que se forem daquelas mesmo boas vos subo uns pontinhos na avaliação do SIADAP.



Sempre pronta para vos servir,
A Funcionária Púbica


Sem comentários:

Enviar um comentário