domingo, 18 de janeiro de 2015

A Funcionária Púbica



Olá, chamo-me Funcionária Púbica, mas podem tratar-me por FP que, assim como assim, é como me tratam a maior parte das vezes. Entre dentes e em discussões apaixonadas e acessas da opinião pública.
Tenho entre 20 e 120 anos e quando morrer já estou quase na idade da reforma. Penso muito nesse dia. Não na reforma, mas no dia em que vou morrer, que há-de vir antes.
Sou FP há tanto tempo que já nem me lembro há quantos estou neste serviço, mas dizem que é a profissão mais velha do mundo por isso já cá devo andar há muito. Só é pena que não seja remunerada em função dos anos da mais velha profissão, apesar de, não raras vezes, os serviços em troca serem idênticos.
Sou uma das beneficiadas e beneficiárias da ADSE mas daquela ADSE que se paga. Dizem que também há uma que não se paga (e só serve para beneficiar todos os FP's do mundo que vivem à conta dos contribuintes) mas essa eu não conheço.
Não tenho direito a progredir na carreira - porque quem é FP sê-lo-á toda a vida no mesmo sítio de onde partiu - e não recebo horas extraordinárias, nem aumentos, compensações, favores ou luvinhas. Ser FP é servir o outro sem olhar a estas minudências. É fazer sacrifícios por um bem maior. Também há quem lhe chame obrigação.
O meu vencimento é pago por todos os contribuintes e também é pago por mim mesma, que também sou contribuinte. Sinto-me completamente lisonjeada por poder pagar o meu próprio ordenado, é um privilégio dado a poucos.
Gosto muito do meu local de trabalho, somos todos uma família. Temos o pai que bate na mãe, a mãe que grita com a avó, o filho que viola meninas, a filha que que brinca com rapazes, o tio que bebe, a enteada que empalita o marido, a sogra com problemas de memória, os homens com crises de meia-idade e milhares de parentes afastados que não sabemos quem são, nem onde estão, mas que sabemos existir. Temos de tudo como numa família normal e desunida que somos. 
O nosso patrão é escolhido por uma nação inteira que, na hora de o escolher, nunca se lembra que uma das funções para o qual o está a contratar é para ser patrão de um terço da nação. E depois reclamam que o homem não é bom, que não sabe fazer a contabilidade doméstica, que só escolhe os piores para ocupar os melhores cargos, e por aí adiante. Pois claro que o homem não sabe. É o mesmo que ir a uma entrevista de emprego para padeiro mas elegerem-no para trolha. Vendo bem, não é bem a mesma coisa. Mas, no final do dia, cá estou eu, FP de coração, a receber ordens de um patrão que não conheço e não escolhi, a servir um ror de gente que o escolheu sem pensar em mim.

Sou Funcionária Púbica porque não arranjei mais nada.
Sou humorista nas horas vagas porque não tive alternativa.




Sempre pronta para vos servir,
A Funcionária Púbica


18 comentários:

  1. É bom que não escreva em horário laboral, senão vai toda a gente cair-lhe em cima ;) Vou acompanhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que vou responder em horário laboral. Ou quer que eu tenha a fama e não tenha o proveito?
      Pamordedeus!!!
      ;)

      Eliminar
  2. E será que irá começar a usar as horas do expediente para, em vez de estar a fazer o seu seviço, vir para aqui fazer uns posts? Tão altruistas que são os FPs. Pagam o seu próprio salário, pagam balurdios para a ADSE, têm pontes, tolerância de ponto e outras coisas que tais. Realmente, são uns coitadinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondi que sim, que irei responder nas horas de expediente, porque tenho uma bom nome a manter.
      Já agora, "expediente" é a palavra mais função pública que conheço. Aposto que é cá dos meus, confesse lá.
      Olhe, e não querendo ser má língua, mas já sendo, acha que dois dias de ponte por ano é assim tão grave, quando comparado com os períodos de férias que, por exemplo, os professores têm?
      Olhe que não...

      Eliminar
    2. Querida FP, não me parece de muito bom gosto o tipo de comentário acima relativo aos períodos de férias dos professores ou de quaisquer outros agentes da Administração Pública. A elevação não está em invejarmos os outros quando, muitas vezes, nem conhecemos a especificidade do seu trabalho, mas em lutarmos por melhorar a qualidade do nosso trabalho e das condições em que o efetuamos.
      Parabéns pelo seu blog.

      Eliminar
    3. Seria um comentário de mau gosto fora de contexto. Como resposta à provocação que me fizeram acima, nem chega a ser uma brincadeira de crianças. Não sou das que morde nos cães da própria matilha. É óbvio que estamos cá todos para o mesmo, mesmo que nem todos sejamos tratados de maneira igual.
      Mas eu adooooro um debate de ideias, por isso, volte sempre!!!

      Eliminar
    4. Desculpe não ter assinado o comentário anterior. Foi lapso. Sim, compreendo o contexto, mas de si já espero mais. É que detesto o hábito tão profundamente português de andarem uns a «morder nas canelas» dos outros. Se sou do privado, só estou bem a dizer mal do público. Se sou do público, respondo, dizendo mal do privado. Ah, e depois há as «férias» dos professores e dos juízes e de mais não sei quem... Assim, não vamos a lado nenhum! Aqui há tempos li algo muito interessante no blog «A Arte da Preguiça». Aqui fica o link:
      http://anobreartedapreguica.blogspot.pt/2013/10/se-e-para-aparvalhar-de-todo-entao.html
      Trata-se de um excelente texto de uma mulher muito inteligente, cuja leitura considero obrigatória.
      Maria.

      Eliminar
    5. Ora essa. Aqui é a casa de todos os anónimos deste país. Esteja à vontade.
      Entretanto fui ler "A nobre arte da preguiça" e fiquei absolutamente fã. Vendo bem nem faz sentido eu existir quando alguém já o fazia antes e muito melhor que eu.
      Ó Maria, e que conversa é essa de "de si já espero mais"? Então ainda nem quatro posts andámos e já mete as expectativas assim tão altas? Olhe que isto não vai melhorar (Ou já nos conhecemos? Gaita... não me diga que trabalha aqui comigo?).

      Eliminar
    6. Não, não trabalho consigo, não a conheço. Assim, tem mais graça! Descobri-a na Pipoca e achei curioso o blog. Pareceu-me também alguém inteligente e com outros interesses para além dos profissionais. Isso agrada-me. Espero manter as expetativas. Vamos mantendo o diálogo, se não se importar, claro!
      Quanto a dizer que o seu blog já não faz sentido, depois de ter lido "A Arte da Preguiça", não concordo: são diferentes e cada um deles tem uma «personalidade» própria, a da Arte da Preguiça já confirmada e a da «Funcionária Pública» a formar-se. Acompanho com curiosidade.

      Maria

      Eliminar
  3. se trabalhasses numa fabrica oito horas por dia e ter de dar produção, com um patrão sempre atras de ti para ver o que fazes garanto te que nem oportunidade tinhas para ligar o computador. queres melhor emprego que o teu?? "pamordedeus"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acha que isto de trabalhar na Função Pública não é o mesmo que trabalhar numa fábrica?
      Olhe que é mais parecido que pensa, garanto-lhe.
      De qualquer maneira posso sempre comparar o seu trabalho com quem trabalha metido numa mina de carvão 20 horas por dia. Acha parecido? Não, claro que não, porque há coisas que nem têm comparação possível. Já vi que nos vamos dar bem e que o vou ter por cá mais vezes ;)

      Eliminar
  4. Descobri este blof no da Pipoca e juro que pelo pouco que li vou adorar ler mais. Tem aqui uma seguido que espera que este "serviço" a faça rir muito.
    Não entendo esta noção que ser FP é não trabalhar, andar na balda, passar o dia a beber café a fumar um cigarrinho e mais nada, quando só se têm benesses. Acho que o Publico e Privado, filhos de um mesmo Pai, deviam fazer as pazes, já que o Pai não vai mesmo abdicar e enhum vai ser Rei do País.
    Bons e maus trabalhores existem em qualquer local, temos de acabar com estigmas e fazer do profissionalismo um hábito, independentemente de gostarmos ou não da profissão que temos.
    Bjs
    Nany

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia eu dizer a mesma coisa! Q também a apanhei no blog da pipoca. Gostei, blogs reais mas cheios de humor! Isso é q se quer! :D continuação de boa escrita, fico à espera de mais!

      Eliminar
    2. Nany, eu não diria melhor.
      Em boa verdade, o que acaba de escrever dava por si só um post.
      Vê-se mesmo que é FP de coração :)

      Eliminar
    3. Também vou passar a ler. É fantástico :-)

      Eliminar
    4. Por aqui não há malas nem sapatos mas são todas bem vindas!

      Eliminar
  5. Também cheguei pela Pipoca, não tenho uma relação muito positiva com os serviços públicos do nosso país mas vou assentar a tenda aqui que já me fartei de rir!!!!!! =D

    Que humor nunca te falte!!!

    Beijinhooooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem boa relação com os nossos serviços públicos? Nem eu, garanto-lhe.
      Por isso está no sítio certo.
      Seja muito bem vinda.

      Eliminar